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Como está o marketing da sua empresa?

Enviado em: segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018


No dia a dia das nossas empresas, acabamos esquecendo de avaliar se estamos no caminho certo, ou se estamos cumprindo tudo aquilo que planejamos, não é mesmo? Por isso, fizemos um pequeno questionário para avaliar se a sua empresa está no caminho certo com as estratégias de comunicação e marketing, ou se você precisa dar uma atenção especial a essa àrea. Separe um papel e responda com sim ou não para cada pergunta.

 

Vamos ver na prática como está o marketing da sua empresa?

 

1 – Sua empresa tem um planejamento de marketing bem definido, com metas institucionais e alinhamento com o setor comercial?

2 – Sua comunicação é alinhada em todas as frentes de atuação? Ou seja, seu site, seu material de divulgação, seu atendimento, sua estrutura física estão falando a mesma língua?

3 – A empresa tem um planejamento anual de comunicação e marketing?

4 – Você promove a imagem da sua empresa ou espera que o mercado adivinhe quem vocês são?

5 – Suas estratégias são individualizadas para cada público?

6 – Sua equipe sabe quem é a empresa? Ou você acha que vai conseguir trabalhar a sua imagem fora da empresa sem que o seu público interno compre a ideia?

Antes de tentar ganhar o mercado é importante conhecer bem a sua empresa, suas metas, o que vocês querem comunicar e traçar um planejamento. A partir daí selecionar as melhores estratégias para o seu serviço chegar da forma correta ao seu público.

Seja através de campanhas publicitárias, estratégias de marketing digital ou com eventos de relacionamento.

7 – A empresa tem verba definida para o setor? Ou gastam conforme vão aparecendo as oportunidades?

8 – Na sua empresa tem uma equipe ou uma pessoa responsável pelo marketing?

9 – Há mensuração de resultados? Para ver se o que foi planejado está acontecendo?

10 – Você acredita que os resultados alcançados estão sendo satisfatórios?

 

Anotou as suas respostas? Agora é a hora de ver se a sua empresa está no caminho certo. Se você respondeu até 3 nãos, parabéns, você está no caminho certo. Mas se respondeu até cinco nãos, fique atento! Você precisa dar uma atenção especial ao marketing da sua empresa, mas nem tudo está perdido. Você ainda conseguem alinhar as falhas e consertar o prumo. Caso tenha respondido acima de 5 nãos, eu sugiro que dedique um tempo para repensar as estratégias da sua empresa, pois muitos problemas podem surgir devido a falta de gerenciamento da comunicação, como a falta de identificação da equipe, os clientes não visualizarem valor nos serviços e produtos oferecidos, a concorrência se posicionar melhor frente a seus clientes, não conseguir atrair o volume necessário de clientes e muitos outros problemas que podem colocar em risco a saúde financeira e imagem da sua empresa.

Espero que tenha te ajudado a refletir um pouco sobre a importância das estratégias de comunicação para a sua empresa, e caso tenha alguma dúvida estamos à disposição para atendê-lo.

 

Vídeos – O futuro chegou, e você já está preparado?

Enviado em: terça-feira, 30 de janeiro de 2018


Você já reparou que cada vez mais os vídeos estão tomando conta do espaço, seja nas redes sociais, nos painéis de publicidade, nas salas de espera? Saiba a importância dos vídeos para trabalhar a imagem da sua empresa, para o relacionamento com seus públicos, e lógico, para atrair clientes.

 

Confira o Vídeo que o Thiago Fonseca, Diretor da Karoo Comunicação fez para o canal Assuntos da Saúde.

 

 

Saiba a importância dos vídeos para trabalhar a imagem da sua empresa, para o relacionamento com seus públicos, e lógico, para atrair clientes.

Você já reparou que cada vez mais os vídeos estão tomando conta do espaço, seja nas redes sociais, nos painéis de publicidade, nas salas de espera? A sociedade está cada vez mais dinâmica e ávida por conteúdos também dinâmicos, sem contar que estamos cada vez mais com preguiça de ler.

Hoje vivemos uma era multitelas, no qual o indivíduo está fazendo três coisas ao mesmo tempo, respondendo o email do chefe, com a TV ligada e assistindo algum curso pelo celular. Dados de 2016 mostram que os vídeos eram responsáveis por 60% dos conteúdos consumidos nas redes sociais, e estima-se que até 2020 esse número deve chegar a 80%.

 

E o que isso muda para as empresas?

Muita coisa, agora além das estratégias de comunicação que já usávamos nas redes sociais temos que pensar em produzir conteúdos em vídeo. Espero que já sejam realidade para para sua empresa.

 

E por onde começar?

Tenha uma estratégia traçada, saiba qual resultado almeja alcançar e escolha o tipo de vídeo ideal para a sua instituição.

Minha indicação para empresas de todos os segmentos são dicas sobre o seu setor, se sua empresa vende produtos, dar dicas de como os produtos podem melhorar o dia a dia das pessoas, qual a melhor forma de utilizar e como seu público pode economizar utilizando-o. No caso de serviços, ao apresentar como a sua empresa pode solucionar algum problema do cliente, você cria um conteúdo de interesse do seu público, dá algo que ele valoriza (Informação de qualidade) e mostra a competência técnica da sua equipe.

Evite tentar fazer propaganda ou autopromoção, já temos muita propaganda circulando na rede, você conseguirá resultados melhores interagindo com o público.

Não deixe de lado os webnars, que são as webconferências. Realizar debates sobre assuntos de interesse do seu público os aproxima da sua empresa.

Outro formato a ser trabalhado são as lives, aquelas transmissões ao vivo, no qual você pode transmitir uma palestra de um profissional da sua equipe, mostrar eventos importantes e até ações internas da instituição.

 

Onde veícular?

Os meios são os mais variados, como YouTube, Facebook, Instagram e na TV Corporativa.  

Outra dica é criar um canal no YouTube, um dos principais sites de busca depois do Google, que ajudará seu público a encontrar o seu conteúdo.

 

A minha dica é …

 

  1. Assuma que os vídeos são um caminho sem volta.
  2. Faça um planejamento e defina o que você quer com seus vídeos.
  3. Crie um cronograma de produção.
  4. Convide colaboradores para falar sobre os temas de suas respectivas áreas.
  5. Grave com a melhor qualidade que puder, lembre de iluminação, captação de áudio, ambientação. Se puder contrate uma equipe especializada para isso.
  6. Não estenda muito nos assuntos.
  7. Treine com a equipe antes de gravar.
  8. Edite o material com cuidado.
  9. Divulgue nos meios selecionados.
  10. Convide seu público para interagir sugerindo novos temas ou comentando o vídeo.
  11. Mensure os resultados.
  12. Corrija as falhas e colha os frutos!

 

E aí, o que você acha dos vídeos como estratégia de comunicação empresarial? Deixe seu comentário ou sua dúvida aqui embaixo.

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