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Como a falta de posicionamento da sua marca pode te fazer perder dinheiro

 

Representação de homem sem dinheiro.

O que fazer com tantos problemas? A comunicação te ajuda!

 

Existem vários problemas comuns à grande maioria das empresas, que não distinguem o tamanho ou setor. O que você não sabe é que vários desses problemas são causados por falhas na comunicação e podem ser resolvidos por ela.

Neste post, você vai entender como a falta de posicionamento pode te fazer perder dinheiro, a necessidade de olhar com mais cuidado para a comunicação e descobrir aumentar os seus resultados de forma exponencial, corrigindo seus erros, acompanhe:

 

Falta de destaque no mercado

 

Sem um posicionamento claro da sua marca, fica difícil passar a sua identidade para os clientes e consequentemente, é mais difícil fazer com que as pessoas lembrem de você no momento em que quiserem se relacionar com uma empresa do nicho.

Provavelmente, existem empresas que fazem o mesmo trabalho que você e são muito mais conhecidas. Algumas, podem ter surgido há muito tempo e já conseguiram conquistar seu espaço no mercado, enquanto outras podem não estar há tanto tempo no jogo e conseguem se destacar imensamente, se diferenciando dos players existentes e cravando o conceito de sua marca na mente das pessoas.

Esta diferenciação, é essencial para que os consumidores lembrem de você quando precisarem de algum serviço do seu setor e pode ser alcançada por meio de um planejamento de comunicação bem estruturado, que consiga extrair a essência da empresa e passá-la para a sociedade de forma clara, algo que agrega valor à marca.

 

Lucro reduzido

 

Obviamente, é um problema que pode atingir qualquer organização, principalmente as de pequeno porte. É sempre difícil alcançar o breaking even point, as contas não param de chegar e existem poucos clientes. O que a comunicação pode fazer por você?

Primeiramente, a gestão de marca ( você pode entendê-la melhor neste post) pode ajudar sua empresa a valorizar o produto ou serviço oferecido, fazendo com que você possa oferecer o valor agregado pela sua marca, criando uma mais uma fonte de renda para além do que é materialmente oferecido. É importante lembrar que nem todo lucro se dá pelo dinheiro, também existem os ativos intangíveis.

Outro ponto relevante a ser colocado, é a parte de divulgação e publicidade. Apesar de existirem sim gastos, hoje é possível conseguir criar uma campanha de excelente qualidade sem precisar investir rios de dinheiro, por meio da internet, que possibilita aos anunciantes  o pagamento pelo real serviço oferecido, garantido que a mensagem seja entregue.

E não é só a publicidade online que pode ser mais em conta. A criatividade sempre foi peça fundamental para a realização de campanhas, logo, depende de você criar a melhor campanha possível com os recursos existentes.

Um exemplo de campanha extremamente criativa e relativamente simples foi a parceria entre o Walmart e o time da quarta divisão do futebol brasileiro Fluminense da Feira. O simples ato de juntar os números das camisas com os preços dos produtos, fez com que o clube desconhecido até mesmo para a grande maioria dos brasileiros se tornasse destaque internacional.

É importante frisar que a publicidade e a divulgação deve ser pensada levando em conta os valores que a marca busca passar para seu público, portanto, é necessário segmentá-lo de maneira precisa e encontrar a melhor forma e o melhor canal para enviar a mensagem de forma cirúrgica.

Uma coisa é certa: todo o investimento feito na divulgação da marca, se usar de criatividade além de ser bem planejado e executado, renderá ótimos frutos, incluindo, clientes.

 

Poucos clientes

 

A falta de clientes é um problema recorrente para grande parte das empresas, principalmente na fase inicial, em que são pouco conhecidas e não tem uma rede de contatos tão extensa quanto gostaria.

A comunicação permite que você desenvolva melhor os seus pontos de contato, (toda forma de contato que os clientes podem ter com a sua marca) chegue até seus potenciais consumidores e encante seus clientes, mostrando que ele não é apenas parte de uma estatística e sim uma pessoa importante para sua empresa.

O poder da comunicação nessa área, se dá na competência de criar fluxos de interações capazes de passar para os clientes o posicionamento da marca e fazê-lo se conectar com a mesma.

Essa conexão é o que gera o tão sonhado “defensor da marca”, o cliente que não apenas vai comprar o seu produto ou serviço, mas também vai divulgá-lo, recomendá-lo e também defendê-lo caso alguém esteja falando algo pejorativo nas redes sociais por exemplo.

Para criar esta conexão, para além da identificação inicial com os preceitos da marca, é importante moldar a experiência do consumidor de modo memorável e que o cative, dessa forma, ele enxergará sua marca de maneira peculiar, destacando-se daquelas que apenas entregam o básico.

Dessa forma, é preciso pensar no marketing como uma forma de chegar o mais próximo possível da idealização do cliente, desde a concepção do produto ou serviço até o pós-venda , além de se utilizar de todos os outros departamentos que não marketing para aprimorá-lo, sempre visando levar uma melhor experiência para o cliente.

 

Gestão de marcas pode resolver o seu problema

 

O ato de colocar os ideiais, valores, crenças e aspirações de uma empresa em um papel e criar um plano de ação baseado neles, não é uma tarefa fácil.

A boa notícia, é que a comunicação pode resolver seus problemas! Investindo na gestão de marca, você vai conseguir compreender de forma mais clara o DNA de sua própria organização, como ele pode ser usado ao seu favor e mais importante: a melhor maneira de comunicar essa identidade organizacional para seus públicos.

Você quer aprender mais sobre gestão de marcas? Nosso Diretor de Planejamento, Thiago Fonseca, fez um vídeo que vai te explicar mais sobre o tema.



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