Atendimento Online
Os atendimentos on-line são realizados com hora marcada para proporcionar maior conforto ao nosso cliente, e funcionam como as reuniões presenciais, onde podemos entender melhor as suas necessidades e assim podermos apresentar a solução ideal para a sua empresa.
Agendar Reunião

Atendimento via Skype

Atendimento Via Chat

open

O poder da comunicação organizacional na desconstrução de ‘valores’ ultrapassados

 

Comunicação para construir igualdade.

 

Com o avanço da nossa civilização, da tecnologia, de costumes e moral, muitas situações que antes eram vistas como parte da normalidade, são tratadas hoje como preconceito e é de comum acordo entre a grande maioria que estas posturas não devem mais ser adotadas. E a comunicação organizacional têm um importante papel dentro dessa dinâmica.

 

A sua empresa está preparada para lidar com as mudanças do mundo e da forma de pensar? Você sabe qual é o seu papel e o da comunicação na construção de uma sociedade mais justa e igualitária? Neste post, você vai entender.

 

Combater o preconceito

É nítida na nossa atual sociedade a preocupação não só das pessoas, como também das marcas, com as diferenças que existem entre o ser humano, sejam elas de gênero, etnia ou nacionalidade.

 

Está cada vez mais evidente que um comportamento retrógrado e opressivo para com as diferenças vai ser fortemente reprimido pela sociedade, o que coloca as organizações em uma posição bastante sensível.

 

O papel da sua empresa é gerar lucros através da venda de seus produtos ou serviços. Mas isso não impossibilita que você crie formas de combater o preconceito, estabelecendo regras claras sobre igualdade, seja de gênero ou de etnia e aplicando as punições cabíveis para todos que desrespeitá-las. E o papel da comunicação nisso?

 

A comunicação vai ser responsável por levar essa informação para todos na sua empresa da melhor forma possível, deixando todas as regras claras e além da construção de uma cultura organizacional voltada para a luta contra preconceitos.

 

A cultura organizacional representa todos os valores compartilhados pelos funcionários, os padrões de comportamento e suas crenças. Ela vai definir as diretrizes da empresa e fazer todos os funcionários trabalharem em comunhão em prol de uma maior efetividade e satisfação do cliente.

 

Adicionando-se a cultura valores éticos referentes a minorias a serem respeitados, é possível criar um ambiente de trabalho mais confortável, igualitário e ajudar todos os colaboradores que passarem por sua organização, a refletirem e desenvolverem uma visão mais solidária e sensível em relação a questões de preconceito.

Gerar reflexão

Seja dentro da sua empresa, criando uma cultura organizacional que abraça e apoia a diversidade ou em campanhas externas que se baseiam em defender uma causa ou parte da população que é menos favorecida, a comunicação tem papel fundamental no planejamento, desenvolvimento e acompanhamento das ações.

 

Estamos nos acostumando a ver campanhas de grandes empresas que nos levam a refletir sobre o papel das minorias na sociedade, como a peça publicitária da Renault que levou ao público dados estatísticos comprovantes que a mulher dirige melhor do que o homem, acompanhado da hashtag “#EuDirijoQueNemMulher”, transformando uma expressão popularmente pejorativa em positiva.

 

O papel da comunicação, neste sentido, está em criar estratégias e executar ações provocativas, que levem as pessoas a saírem de suas zonas de conforto e refletirem sobre toda a diversidade que existe no mundo e os benefícios desta diversidade para nosso desenvolvimento e enriquecimento cultural.

Representar a maior diversidade possível

A comunicação acompanha grande parte da vida das pessoas e é responsável por ajudar na formação de princípios, valores e visão de mundo. Seria correto a comunicação se posicionar como “neutra” nesta situação? Não.

 

Agir desta forma, é colaborar para a manutenção de um sistema retrógrado e homogêneo, em que negros não têm espaço na TV, mulheres são objetificadas para realizar a venda de produtos,.e que foi criado desta forma por pessoas que não compartilhavam dos mesmos valores e sensibilidades da sociedade geral nos dias de hoje.

 

Por isso, é importante as empresas exercerem um papel ativo na disseminação da diversidade através de suas campanhas, ações e políticas para trazer essas questões ao cotidiano da população e levá-la a refletir sobre suas próprias atitudes e o seu papel na construção de um mundo igualitário.

 

Vimos recentemente, no Dia Internacional da Mulher, a Skol chamar oito artistas femininas para fazer uma releitura de alguns de seus pôsteres antigos, que apesar de representarem grandes sucessos alcançados pela marca, mostram a mulher objetificada e não correspondem mais aos valores defendidos pela empresa.

 

Esse tipo de campanha é extremamente necessário na desconstrução do preconceito e mostra que também houve reflexão por parte da marca da importância de deixar claro o erro cometido por eles no passado e trazer a discussão para o âmbito público.

Tornar público casos de abuso

Outra função importante da comunicação no combate da intolerância é na disseminação dos casos de abuso (em qualquer grau) e na exigência das medidas tomadas. Nos dias de hoje, vemos esse papel sendo exercido nas redes sociais, em sua maior parte por usuários comuns.

 

No mês de abril, um dos casos que ganhou mais notoriedade foi o assédio que a figurinista Susllem Meneguzzi Tonani da Rede Globo sofreu por parte do ator Zé Mayer. Após uma denuncia para o “#AgoraÉQueSãoElas” da Folha de São Paulo, o ocorrido ganhou a atenção da sociedade, que exerceu grande pressão sobre a emissora.

 

O ator enviou uma carta aberta para a revista Veja, em que admitia a sua culpa e buscava reflexão sobre o acontecimento, enquanto funcionárias da emissora como Taís Araújo, Cleo Pires, Mônica Iozzi, Drica Moraes, Camila Pitanga e Fernanda Lima, participam da campanha denominada “Mexeu com uma, mexeu com todas” em solidariedade à Susllem.

 

Isso nos mostra a importância desse tipo de debate ser exposto e enfrentado a luz do dia, pois apenas dessa forma é possível quebrar relações de poder já estabelecidas dentro de grandes organizações, prestar apoio às vítimas e evitar que isso volte a acontecer no futuro.

Construção de um mundo melhor através da comunicação

A maior contribuição da comunicação, de forma geral, é a capacidade de gerar empatia. Apenas quando nos colocamos no lugar do próximo, somos capazes de olhar para as situações de forma diferente e entender a dor do outro. E só o diálogo pode construir esse tipo de relação.

 

Essa é mais uma evidência que aponta para a necessidade das marcas ouvirem mais e se relacionarem com seus clientes de forma mais limpa e aberta, tratando questões polêmicas com respeito, compreensão e sem medo de se posicionar diante de situações sociais que contribuem para o disseminamento do preconceito e impunidade.



Tags:, ,

  •   Rua Erê, 23 - Sl. 704 – Prado
    Belo Horizonte – MG
    CEP: 30411-052
  •   (31) 3318-1750 | 2535-2009
  •   contato@karoocomunicacao.com.br
  •   Atendimento Online

A Karoo

A combinação entre Paixão e Resultado é o que nos move. Acreditamos que a Comunicação realizada de forma estratégica gera resultados significativos para os negócios de uma empresa.